Blockchain: alguns relatos de experiências em curso

Nossa mais recente publicação tratou do tema blockchain e da sua relação com a estratégia do negócio. Trata-se de uma “tecnologia de infraestrutura” para apoio a processos de negócio utilizando registros distribuídos.

Pressupõe-se que seu uso terá profundo impacto nos ambientes de processos eletrônicos, com efeitos imediatos nas relações entre pessoas e empresas, redução drástica dos registros em papel e aumento da segurança nos processos distribuídos.

Naquela ocasião salientamos que blockchain já é entendida como uma tecnologia independente das transações com os bitcoins e demais criptomoedas, cada vez mais sendo relatadas outras possibilidades de seu uso como apoio aos processos de negócio.

Nesta linha também comentamos a existência de iniciativa da ISO (Organização Internacional de Normalização) no sentido do desenvolvimento de estudos para a normalização dos conceitos e aplicações da tecnologia blockchain,através da ISO/TC 307 — Blockchain and Distributed Ledger Technologies.

Na mesma linha também noticiamos a adesão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ao projeto ISO/TC 307 na condição de membro participante, com a criação da Comissão de Estudo Especial de Blockchain e Tecnologias de Registro Distribuído (ABNT/CEE 307), da qual estamos fazendo parte representando o TIRio.

Tais iniciativas demonstram que o blockchain já está se consolidando como uma tecnologia que irá desempenhar papel relevante no domínio dos processos de negócio das organizações privadas e em nível de instituições governamentais, como se depreende de relatos de experiências no âmbito do governo eletrônico.

Ainda a este respeito participamos no ultimo mês de dezembro do evento sobre blockchain promovido pelo ECOA PUCRIO: foram 21 palestras realizadas ao longo do dia 06/12, e a seguir relacionamos aquelas que mais nos despertaram a atenção, com seus respectivos endereços para acesso:

Introdução sobre a tecnologia blockchain e seu papel na transformação digital;

Relevância do blockchain para o Banco Central brasileiro;

O futuro dos contratos inteligentes (smart contracts);

Panorama do blockchain na industria de seguros;

Iniciativas da IBM no desenvolvimento de aplicações com a plataforma Hyperledger;

Bancando os desbancarizados com blockchain: a inclusão digital no sistema financeiro através do Banco Digital Maré;

O Brasil participa do Comitê da ISO que discute normalização e padronização do Blockchain.

Artigo publicado no Blog de Newton Fleury – Autor, consultor e professor com foco em inovação e estratégia, processos de negócio, gestão da informação e do conhecimento e tecnologias de apoio à gestão.

Gostou da publicação? Quer conversar a respeito do tema? Fale conosco por email: newtonfleury@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *